• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Login

Simplifique sua apresentação e venda mais

 

Já vi apresentações e palestras diversas dentro da área de TI, e poucas foram as que realmente me cativaram. Como empreendedor de TI, recebo contato constantes de possíveis fornecedores para apresentar uma nova ferramenta que “faz milagres”, e percebi que a maioria dessas apresentações que não vendem tem um ponto em comum: elas são muito complexas, e cheias de explicações, rodeios e firulas! Telas demais, cliques demais, ppts demais e pouco resultado. Então, separei três dicas para você colocar em prática ainda hoje nas suas apresentações:

 

  1. O porquê? O como? E o quê?Segmente sua apresentação em três partes. A primeira – o porquê – você irá situá-lo. Por exemplo, imagine que você venderá uma solução de segurança. E daí na apresentação você começa com: “71% das empresas hackeadas em 2016, eram pequenas e médias (…)” e você começa lembrando a ele do porquê ele precisa daquilo. Em seguida, você parte para o como: “então, realizar o armazenamento dos dados criptografados (…)” e continua dando exemplos de como resolver o problema, e por fim, você apresenta a solução: “nossa solução permite que você não perca os seus dados mesmo em casos extremos (…)”. Esse estilo ajudará você a oferecer seu produto/serviço de forma mais direta e clara.
  2. Diminua a quantidade de features/serviços a serem apresentados: é normal que por conhecer muito bem seus produtos e serviços você queira falar de todos os pontos que você considera interessante, mas a apresentação não precisa convencer você, e sim o potencial comprador. Então, limite a apresentação dos recursos ou dos serviços para até 03 características que são realmente relevantes, e deixe para demonstrar as demais na fase de perguntas/dúvidas.
  3. Comece pelo ponto de maior interesse do cliente: evite apresentações longas e detalhadas demais quando se trata de vender algo. Comece sua apresentação com aquilo que você sabe que chamará atenção do cliente. Se logo no começo ele não perceber que você pode ajudá-lo de uma forma que outras empresas não podem, possivelmente você cairá na disputa de preço. E se você precisa de muito tempo para mostrar como você pode ajudá-lo, possivelmente, a sua audiência perderá o interesse.

 

Gostou desse conteúdo? Vejo você no próximo e-mail.

 []’,

Lameck Oliveira.

1 de junho de 2017