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Como ganhar a atenção do seu possível cliente

 

“Com frequência, as pessoas fazem seu discurso habitual, com pouca consideração pela audiência a que eles estão se dirigindo.” Nick Fitzhebert (coach e mágico). E concordo com ele, muitas vezes nos desatamos a falar sobre nossos serviços sem considerar para quem estamos falando. E para envolver a audiência em sua apresentação de serviços, você precisa ajustar a linguagem. Para ajudá-lo nas suas próximas apresentações, listei algumas dicas:

 

  • Evite jargões: se há risco de uma pessoa presente na sala não entender o jargão utilizado, evite-o.
  • Atenção para as referências culturais: use pessoas, lugares e incidentes que são reconhecidos pela audiência ou você irá falhar na tentativa de esclarecer seu ponto.
  • Vá direto ao ponto: não fique tentando florear demais, vá direto ao ponto. Cative o prospect pelo assunto favorito dele.

 

O Nick Fitzhebert fala que mágicos estão bem conscientes do poder que advém de tornar a mensagem importante para a audiência. Se eles fazem seu lenço desaparecer ou fazem algumas manipulações inteligentes com moedas, provavelmente receberão alguns aplausos educados; mas, se pegarem emprestado o relógio de um membro da audiência, eles ganham muito mais atenção, porque a audiência tem envolvimento pessoal. Além disso, eles tornam mais propensos a falar sobre isso depois.

 

Talvez na sua próxima apresentação dos seus serviços de TI, realizar uma demonstração no ambiente do cliente tenha mais poder do que simplesmente falar, quer um exemplo: na próxima vez, pergunte ao seu cliente se pode fazer um backup de pasta, e demonstre como seria rápido recuperá-lo através da sua solução em nuvem. Muito cuidado para o tiro não sair pela culatra, não tente improvisar, faça algo que você tenha certeza que dará certo.

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Lameck Oliveira.

1 de junho de 2017